O flúor é um mineral encontrado na natureza, estando presente na água, em alguns alimentos e no solo.
O flúor tem a capacidade de proteger e fortalecer o esmalte dentário: por um lado, impede o seu enfraquecimento (ou desmineralização) quando os dentes são sujeitos aos ataques ácidos causados pelas bactérias na presença de açúcar; por outro, promove o reforço do esmalte (ou remineralização) em zonas enfraquecidas, tornando-o mais resistente.
Nas crianças mais velhas e adultos, o flúor ingerido através da água ou dos alimentos não apresenta nem malefícios nem benefícios para os dentes, pois o esmalte já está formado. No entanto, o flúor presente na pasta dentífrica é extremamente importante em qualquer idade para proteger e reforçar o esmalte dentário. Este vai atuar de forma tópica sobre os dentes, protegendo-os da desmineralização e promovendo a remineralização, reduzindo o risco de formação de cáries e podendo até estagnar pequenas cáries já existentes.
O flúor presente nas pastas de dentes é totalmente seguro, não sendo expetável a sua ingestão em grandes quantidades. No entanto, a quantidade de flúor deve ser adequada à idade do paciente. Já reparou nas letras pequenas no verso da embalagem? Encontrará a quantidade de flúor presente na pasta. Desde os primeiros dentinhos até aos 2 anos, a quantidade indicada é de 1000 a 1100 ppm. Para a maior parte das crianças acima dos 3 anos, adolescentes e adultos, será 1450 ppm. Em casos de elevado risco de cárie, poderá ser necessário um dentífrico ou elixir de farmácia com maior concentração de flúor.