Tecnologia Avançada

Cirurgia Guiada

A cirurgia guiada é uma técnica minimamente invasiva que recorre a tecnologia avançada para a colocação precisa e exata dos seus implantes.

Após a realização de uma tomografia axial computorizada (TAC), os maxilares são profundamente estudados, a localização de estruturas importantes como nervos e vasos é analisada, e é feito um planeamento detalhado dos passos cirúrgicos.

Na cirurgia guiada, é produzida uma guia cirúrgica que vai direcionar o médico na colocação dos implantes, dispensando a realização de cortes extensos na gengiva.

Assim, o pós-operatório é mais confortável e a recuperação mais célere.

tecnologias

Meios complementares de diagnóstico

A importância da radiologia em medicina dentária

A observação clínica da cavidade oral pelo médico dentista é imprescindível numa consulta de avaliação. Contudo, os meios complementares de diagnóstico são fundamentais para efetuar uma análise mais aprofundada e assim produzir o plano de tratamento indicado.

A One Clinic dispõe das ferramentas radiográficas digitais mais avançadas (radiografia intra-oral, ortopantomografia, telerradiografia de perfil, TAC) para que possamos diagnosticar problemas não visíveis ao olho clínico, mostrar e comunicar ao paciente com clareza quais as questões a tratar, e planear cada caso com exatidão e rigor.

A grande vantagem das técnicas radiográficas digitais é que estas proporcionam uma imagem mais clara com recurso a quantidades de radiação menores quando comparadas à radiografia convencional, sendo por isso mais eficientes e mais seguras.

Radiografias intra-orais digitais

As radiografias intra-orais (bitewings e peri-apicais) são um excelente recurso utilizado diariamente por médicos dentistas e higienistas para uma visualização rápida e precisa dos dentes e estruturas de suporte.

Estas radiografias permitem a deteção de cáries não visíveis clinicamente, de lesões e quistos presentes nas raízes dos dentes, dos níveis ósseos em redor dos dentes, entre muitos outros detalhes que passariam despercebidos à vista desarmada.

São ainda cruciais no decorrer do tratamento endodôntico.

Ortopantomografia

A ortopantomografia é um exame utilizado rotineiramente que permite uma visualização geral de toda a boca, dentes e estruturas de suporte.

No entanto, carece de algum detalhe que só é possível alcançar com métodos mais específicos como as radiografias intra-orais ou a TAC para casos mais complexos.

Não deixa de ser um excelente aliado numa fase inicial, pois permite aferir qual o estado geral da boca do paciente e ter uma ideia dos tratamentos que vão ser necessários, ajudando no planeamento e comunicação.

Telerradiografia de perfil

A telerradiografia de perfil é um exame muito utilizado nas áreas da ortodontia e da cirurgia ortognática para diagnóstico e planeamento dos casos. Através desta radiografia, o ortodontista faz a análise cefalométrica do paciente, determinando o contorno e a inclinação dos dentes anteriores, analisando a relação entre a mandíbula, a maxila e os ossos do crânio e a relação entre estes e o perfil de tecido mole da face.

Tomografia Axial Computorizada (TAC) 

A TAC é uma ferramenta de diagnóstico que permite a reprodução de imagens tridimensionais das estruturas da boca (maxilares, dentes, nervos, ligamentos e vasos sanguíneos), proporcionando um planeamento mais detalhado e evitando imprevistos durante e após o tratamento.

A TAC pode ser utilizada em várias áreas da medicina dentária, mas o seu contributo primordial é sem dúvida para a cirurgia oral.

Através da visualização e localização exata das estruturas orais, é possível extrair dentes inclusos sem causar danos aos nervos, colocar implantes em zonas críticas, realizar cirurgia dos seios maxilares sem riscos e de uma forma geral levar a cabo procedimentos menos invasivos e mais precisos.

L-PRF®

A produção de L-PRF (fibrina rica em plaquetas leucocitárias) é uma técnica inovadora que utiliza elementos presentes no sangue do próprio paciente para otimizar e acelerar o processo de regeneração e cicatrização dos tecidos, muito útil em cirurgia oral.

É realizada uma colheita simples de sangue antes da cirurgia e através da centrifugação do mesmo, obtém-se um produto rico em plaquetas, células e biomarcadores sanguíneos que é colocado diretamente na zona submetida à intervenção cirúrgica. Com esta técnica, potenciamos um recurso precioso do próprio paciente, e alcançamos uma cicatrização mais rápida de forma natural.

Sala Cirúrgica

“Luzes, câmara, ação!” – esta poderia ser a nossa deixa sempre que nos preparamos para dar início a mais uma cirurgia. A sala cirúrgica é o grande palco das nossas transformações, um espaço amplo e cómodo totalmente dedicado à cirurgia oral onde se reúnem diversos profissionais (cirurgiões, assistentes, técnicos, fotógrafos) em prol do seu bem-estar e da sua saúde.

Na nossa sala cirúrgica operamos grandes mudanças, criamos os mais diversos e belos sorrisos, reconstruímos autoestima e devolvemos confiança.

Estas transformações naturalmente têm uma duração mais longa do que uma consulta rotineira, e por isso apostamos não só nos aspetos técnicos como também no conforto.

A sala cirúrgica dispõe de dispositivos de monitorização médica, de sedação, iluminação específica e de uma cadeira espaçosa e cómoda para que se sinta relaxado durante toda a cirurgia.

Sala de recobro

Há tratamentos que requerem um dia inteiro dedicado a si, à sua saúde e ao seu bem-estar. São tratamentos que envolvem atos cirúrgicos meticulosos com vários passos sequenciais, e que requerem a cooperação de múltiplos profissionais como os cirurgiões, médicos dentistas, assistentes e técnicos de laboratório.

Existem tempos de espera entre alguns destes passos onde se alterna entre a cirurgia, a tomada de moldes da boca e a construção das próteses dentárias. Tudo para que tenha o seu sorriso no próprio dia.

Enquanto aguarda, queremos que esteja num ambiente calmo, confortável e de proximidade à equipa médica. Para isso, dispomos da sala de recobro, um espaço seu, onde ficará instalado e será monitorizado pelas nossas assistentes sempre prontas a ajudar.

Desta forma, garantimos que qualquer desconforto é imediatamente aliviado, e que quaisquer dúvidas ou necessidades são atendidas. Preparamos e proporcionamos-lhe as suas refeições durante o dia, garantindo o seu bem-estar.

Na sala de recobro, acompanhado e monitorizado, poderá dormitar, ler, descansar, ou simplesmente aguardar o seu grande momento!

Implantes dentários híbridos personalizados

A face é uma estrutura complexa que contém 14 ossos meticulosamente organizados e responsáveis não só pela nossa aparência física mas também por funções vitais como ver, comunicar, saborear e cheirar. Além disso, todos os dias, as estruturas faciais reproduzem para o mundo exterior aquilo que nos vai na alma, as nossas expressões tão próprias, tão únicas.

Na One Clinic, os nossos cirurgiões recorrem à tecnologia mais avançada para ajudar cada indivíduo a reencontrar o equilíbrio da sua face e do seu sorriso, tão importantes na forma como nos relacionamos com o mundo. Cada dispositivo é personalizado de acordo com as necessidades do paciente, possibilitando o desenho detalhado de cada caso e um tratamento menos invasivo em situações de perda óssea severa.

Quando temos um candidato a este tipo de solução, procedemos a um registo tridimensional completo da boca e da face com recurso à fotografia e à TAC. Com estes dados biométricos conseguimos produzir uma imagem virtual do paciente, desenhar e imprimir os dispositivos médicos de reconstrução maxilar, antever a existência de possíveis obstáculos durante a cirurgia e realizar um planeamento rigoroso do caso.

Através desta análise tridimensional personalizada, garantimos que no dia da cirurgia as peças encaixem na perfeição, o procedimento seja o menos invasivo possível e que o paciente tenha um pós-operatório mais confortável.

Planeamento digital

A medicina dentária estética é uma especialidade que tem vivido um tremendo progresso nos últimos anos, especialmente graças ao desenvolvimento de instrumentos e recursos digitais que possibilitam uma abordagem multidisciplinar personalizada.

O planeamento digital do sorriso é uma ferramenta que oferece uma imagem de diagnóstico, melhora a comunicação entre o médico dentista, paciente e técnicos de prótese, e aumenta a previsibilidade dos resultados.

Aqui reside a grande diferença entre o planeamento digital e o convencional – o planeamento digital permite a visualização de imagens provisórias do resultado final esperado com o tratamento. Esta é uma opção relativamente simples e confortável para o paciente, permitindo uma análise rápida e eficiente do caso.

O planeamento digital envolve uma sequência sistemática de fotografias e impressões com scanners que permite aos profissionais criar uma imagem 3D da face e do sorriso, analisar cada caso pormenorizadamente, diagnosticar a situação clínica, planear diversos cenários de tratamento e comunicar de forma clara os seus riscos e limitações.

Esta tecnologia tem tido enorme utilidade e sucesso em diversas áreas da medicina dentária, como a prostodontia, a ortodontia e a cirurgia.

Em prostodontia, um design de sorriso consiste em reproduzir a forma ideal dos dentes, posicionando-os harmoniosamente em relação ao rosto. O Digital Smile Design (DSD) recolhe informações do paciente e cria um esquema personalizado de tratamento estético.

A possibilidade da visualização antecipada dos resultados desejados, tanto pelo médico dentista como pelo paciente, torna possível formular e reformular as etapas necessárias para o sucesso do tratamento. Desta forma, o paciente faz parte integrante do desenho do seu sorriso.

tecnologia

Na ortodontia, o recurso a ferramentas de planeamento digital tem vindo a crescer aliado à enorme expansão dos alinhadores estéticos. É possível ter uma imagem do ponto de partida do sorriso e visualizar o resultado final, acompanhando a evolução do alinhamento dos dentes. Esta tecnologia permite o fabrico de alinhadores altamente personalizados que movem os dentes de forma gradual e previsível.

Na cirurgia oral, o crescente interesse pela colocação de implantes através de técnicas minimamente invasivas impeliu o desenvolvimento de vários softwares de planeamento cirúrgico guiado.

Os novos avanços tecnológicos trouxeram melhorias significativas a esta área, permitindo uma análise exata das estruturas anatómicas e da densidade óssea, tão importante para a estabilidade e sucesso dos implantes, bem como o planeamento da posição exata dos implantes e o design da prótese que será apoiada sobre os mesmos.

Registo fotográfico

“Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Esta frase tantas vezes utilizada tem um sentido especial em medicina dentária.

Na One Clinic, muitos dos nossos tratamentos iniciam-se com um registo fotográfico. A fotografia em medicina dentária é muito mais do que um registo clínico; é um meio de diagnóstico, um método de controlo de planeamento dos casos, e uma excelente ferramenta de comunicação.

Permite aos profissionais clínicos e técnicos comunicarem entre si bem como com o paciente, mostrando-lhe pormenores muitas vezes imperceptíveis e ajudando a visualizar as linhas de harmonia do sorriso.

A fotografia permite antever o resultado futuro, envolver o paciente nos processos de decisão e aperfeiçoar detalhes numa fase final. Através da fotografia conseguimos observar cores, formas e texturas com um nível de detalhe que a olho nu não seria possível. Quando estiver a ser fotografado pelos nossos profissionais, recorde-se que nem tudo se resume a um “antes e depois” – a fotografia faz parte integrante do processo que é transformar sorrisos!

Scanner intra-oral

O scanner intra-oral permite realizar impressões e reproduções digitais 3D das estruturas orais sem a utilização de materiais de impressão, resultando num processo mais fluido e confortável. Este recurso digital é ideal para os pacientes que sofrem de reflexo de vómito, evitando o desconforto da moldagem convencional.

Ao utilizarmos meios digitais de impressão no decurso do planeamento – o chamado workflow digital – otimizamos todo o processo de diagnóstico e tratamento, tornando-o mais simples, rápido e dinâmico.

tecnologia

Anestesia

O termo “anestesia” vem do grego anaísthesis (an, ausência de; aísthesis, sensação). Felizmente já lá vai o tempo em que a ida ao dentista era sinónimo de dor. Atualmente dispomos de várias soluções não só para eliminar a dor como também para controlar a ansiedade durante os tratamentos dentários. Na One Clinic pode contar com profissionais prontos a minimizar o seu desconforto e a proporcionar uma experiência calma e segura.

Anestesia local

A anestesia local é rotineiramente utilizada em medicina dentária, podendo ser aplicada desde os tratamentos mais simples como a destartarização para pacientes muito sensíveis, aos mais complexos como a cirurgia. 

Este tipo de anestesia permite a perda de sensação da área a tratar sem alteração do nível de consciência do paciente. O seu efeito restringe-se à zona onde é aplicada por meio de injeção. Pode ainda ser utilizado um gel anestésico previamente para diminuir o desconforto associado à injeção.

tecnologia

Sedação consciente

Esta técnica não invasiva consiste na inalação de um gás hilariante que induz um estado de relaxamento e sonolência, mantendo a consciência e cooperação do paciente.

A sedação consciente reduz ainda a perceção da dor, mas não dispensa da utilização da anestesia local.

Outra grande vantagem da sedação consciente é o seu efeito amnésico, ou seja, o paciente não se lembrará pormenorizadamente dos procedimentos cirúrgicos ou de possíveis sensações desagradáveis, anulando a ansiedade de vir a uma próxima consulta.

É uma técnica totalmente segura, sendo frequentemente aplicada em crianças e adultos.

No caso de pacientes com reflexo de vómito, a sedação consciente poderá ser um recurso bastante eficaz pois elimina esta resposta automática do organismo que tanta ansiedade causa a muitos pacientes.

Assim, os tratamentos podem ser realizados com conforto e eficácia, especialmente as sessões mais longas que exigem muito tempo de abertura da boca, o que poderia de outra forma ser cansativo e estressante para o paciente.

Anestesia geral

A anestesia geral permite que o paciente esteja inconsciente durante todo o procedimento cirúrgico. Esta opção só pode ser utilizada em contexto de bloco operatório e exige a presença de um profissional anestesista bem como a monitorização contínua dos sinais vitais. 

Por princípio privilegiamos a sedação consciente e recorremos à anestesia geral só em casos muito específicos, pois a primeira opção tem efeitos secundários muito mais reduzidos, praticamente não tem contraindicações, e permite uma recuperação mais rápida.

formulário

Marque a sua Consulta

Deixe os seus dados, a nossa Gestora de Pacientes tratará de tudo.